CONFERÊNCIA  ANPROTEC

Em 2015, o maior evento de empreendedorismo inovador da América Latina, tradicionalmente conhecido como Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, completa 25 edições. E, para comemorar essa marca, o evento ganha um novo nome: Conferência Anprotec. A mudança tem por objetivo fortalecer a atuação da instituição no movimento do empreendedorismo inovador brasileiro, bem como abarcar todo o leque de atividades oferecidas, que vão muito além de discussões sobre o setor e temas importantes do cenário de CT&I.

Realizada pela Anprotec e pelo Sebrae, com organização local da Arca Multincubadora, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e do Governo do Estado de Mato Grosso, a Conferência será realizada entre os dias 19 e 23 de outubro, em Cuiabá (MT), no Centro de Eventos do Pantanal (Av. Bernardo Antônio de Oliveira Neto, s/nº, bairro Jardim Santa Marta).

Tema

A partir do tema “Ambientes de inovação mais sustentáveis: o empreendedor como protagonista da nova economia”, a Conferência deste ano propõe a discussão sobre inovações que ofereçam à sociedade não apenas benefícios econômicos e produtivos, mas também ambientais e sociais. Nesse contexto, ambientes de inovação devem se articular aos empreendedores e a outros agentes sociais na busca por soluções e produtos que aliem o avanço científico e o bem-estar humano no limite dos ecossistemas. Dessa forma, as inovações poderão aproveitar os dispositivos da sociedade da informação, cada vez mais integrada e em rede, para melhorar a eficiência dos recursos disponíveis e transformarem a realidade social.

ORGANIZADORES

Anprotec

Criada em 1987, a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) reúne cerca de 300 associados, entre incubadoras de empresas, parques tecnológicos, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e outras entidades ligadas a empreendedorismo e inovação. Líder do movimento no Brasil, atua por meio da promoção de atividades de capacitação, articulação de políticas públicas, geração e disseminação de conhecimentos.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma agência de fomento e assistência técnica aos pequenos negócios, que correspondem a 99% das empresas brasileiras, ou 9,1 milhões de micro e pequenos empreendimentos, sendo que mais de 4,2 milhões destes são Microempreendedores Individuais (MEI). O Sebrae também atende a mais de 153 mil agricultores familiares. A instituição conta com cerca de 700 postos de atendimento distribuídos pelo país, um Call Center e um portal.

Situada no campus da UFMT, a Arca Multincubadora compreende as áreas de Base Tecnológica e Tecnologia Social, segmentos que de forma integrada e sistêmica impulsionam o desenvolvimento sustentável e o crescimento socioeconômico regional. Fortemente articulada com programas de extensão da Universidade e do Escritório de Inovação Tecnológica, a Arca visa à elevação da competitividade e da sustentabilidade dos empreendimentos incubados, consolidando relações de confiança entre diferentes instituições e comunidades e ganhando reconhecimento nacional e internacional.

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foi criada em dezembro de 1970 e, desde então, tem presença marcante no cenário socioeconômico e cultural do estado, incentivando a pesquisa científica a fim de melhorar a qualidade socioambiental, a ciência e a tecnologia de toda a região, sem perder de vista o cenário nacional. Por meio de parcerias realizadas pelo Escritório de Inovação Tecnológica, a instituição visa à prestação de serviços e à cooperação técnico-científica, ampliando e consolidando a necessária integração com a comunidade externa.

Capital do estado de Mato Grosso, Cuiabá foi uma das sedes da Copa do Mundo de 2014 e é um polo de negócios e oportunidades, atraindo empreendedores do país e do exterior. Capital do agronegócio e do Pantanal, prepara-se para dar um grande salto em Ciência, Tecnologia e Inovação, com a construção do primeiro parque tecnológico do estado, ambiente propício à atração das incubadoras de empresas já existentes e de empresas inovadoras, gerando mais competitividade e crescimento econômico ao estado.

EDIÇÕES  ANTERIORES

REALIZAÇÃO

ORGANIZAÇÃO LOCAL

PATROCINADORES DIAMANTE

PATROCINADORES OURO

PATROCINADORES BRONZE

PATROCINADORES COBRE