Programação preliminar do Seminário Nacional tem novidades

20130624_0028216686440827_20a7f07f9d_zFoi divulgada a programação preliminar detalhada do XXIV Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, com a definição de temas do Workshop Anprotec, dos minicursos e sessões plenárias. Acesse a programação completa.

Nos dias 22 e 23 de setembro, que antecedem o evento, estão previstos minicursos, o Workshop Anprotec, o Fórum Sebrae de Inovação e eventos com parceiros nacionais e internacionais, como o projeto Bbice+, que promove pesquisa e inovação entre o Brasil e países membros da União Europeia (UE) e a Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (Abvcap).

O Workshop Anprotec está dividido em duas sessões: “Estruturação e operação de parques tecnológicos” e “Cross-innovation: caminho para as incubadoras do futuro”. O fórum é dedicado especialmente aos associados da entidade e tem como objetivo permitir um debate profundo sobre temas considerados estratégicos para o movimento de parques e incubadoras no Brasil.

Os minicursos também focam em temas relevantes para parques e incubadoras, trazendo importantes discussões, conhecimento e troca de experiências. Um dos destaques da programação é o minicurso “Aprendendo sobre interação universidade-empresa-governo por meio de jogos: Hélice Tríplice e Trilicious game como ferramentas de apoio à inovação”, em parceria com a Triple Helix Association, que será ministrado pelo professor da Universidade de Stanford, Henry Etzkowitz, e pela professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Mariza Almeida.

No dia 23, está previsto o Fórum Sebrae de Inovação, onde serão apresentados cases de três incubadoras que concluíram a implantação do modelo Cerne.

Atividades com parceiros

Nos dias 22 e 23 de setembro, estão previstas diversas atividades no âmbito do projeto B.Bice+, como workshop, mesa-redonda, encontros B2B e o Tour do Brasil – uma sessão que pretende tornar o sistema de C,T&I europeu mais visível para parceiros brasileiros e abrir possibilidades de novas cooperações na área, ao estreitar as relações bilaterais.

No dia 23, ocorre o evento com a Abvcap, que visa à capacitação das empresas ligadas aos parques e incubadoras e à aproximação com grupo de investidores.

XXIV Seminário Nacional

Composto por sessões plenárias e interativas, o evento vai discutir o tema “Fronteiras do empreendedorismo inovador: novas conexões para resultados”.  Nas sessões interativas (técnicas paralelas, Pitch Session e Fórum Interativo) serão apresentados os trabalhos selecionados na Chamada de Trabalhos.

A solenidade de abertura está prevista para as 18h30, do dia 23 de setembro, no auditório principal do Centro de Convenções e Feiras da Amazônia – Hangar (foto), quando será feito o anúncio dos vencedores do jogo Avance!. Já no jantar de encerramento, que correrá no dia 25 de setembro, serão anunciados os vencedores da etapa regional do Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador.