Workshop apresentará experiências bem sucedidas de Espanha e Bélgica

shutterstock_170409446Realizado desde 1993, o workshop Anprotec é um fórum dedicado especialmente aos associados da entidade. Neste ano, a atividade voltada para as incubadoras de empresas, no XXIV Seminário Nacional, será realizada no dia 23 de setembro, terça-feira, das 14h às 17h30.

Com o título “Cross inovation: caminho para as incubadoras do futuro”, o workshop apresentará experiências bem sucedidas de outros países com o objetivo de discutir estratégias e ações para que as incubadoras brasileiras possam utilizar a experiência na geração e no desenvolvimento de empreendimentos inovadores, em cooperação com outras iniciativas.

Para isso, o workshop contará com a presença de dois grandes executivos de empreendimentos inovadores internacionais: o diretor de negócios da EsadeCreapolis, Edgar Jodrdà, e o gerente de negócios da Innotek, Toon Peters.

Antes das apresentações das experiências bem sucedidas, a superintendente-executiva da Anportec, Sheila Oliveira Pires, e o gerente nacional de Inovação e Tecnologia do Sebrae, Enio Duarte Pinto, farão uma abertura, apresentando o contexto brasileiro para os participantes. Os responsáveis pela coordenação do workshop serão a coordenadora do Instituto Becker, Maria Alice Lahorgue, e o coordenador de projetos da Anprotec, Carlos Eduardo Bizzoto.

Os participantes passarão ainda, ao final da atividade, por discussões em grupo acerca do tema e definições dos próximos passos do projeto. Veja, abaixo, detalhes sobre os cases internacionais que serão apresentados:

EsadeCreapolis

Localizada em Barcelona, na Espanha, a EsadeCreapolis afirma ser uma comunidade que busca inspirar, facilitar e acelerar o processo de inovação. Tal comunidade está centrada no chamado ecossistema EsadeCreapolis, que viabiliza o acesso a eventos, conteúdos, desafios, programas de inovação e uma rede social exclusiva e única. Assim, as empresas associadas ou instaladas na comunidade recebem uma série de serviços de inovação para identificar oportunidades e buscar crescimento de seus negócios.

Innotek

Com prédios em duas cidades belgas, Geel e Mol, o Innotek também dá suporte e assistência a iniciativas de novos negócios, oferece espaços físicos para escritórios e laboratórios para start-ups. Com essas atividades, o Innotek busca promover o empreendedorismo inovador na região dos Flandres, norte do país.