Workshop debaterá a estruturação e a operação de parques tecnológicos

shutterstock_170409446O Workshop Anprotec voltado para parques tecnológicos será realizado na segunda-feira, dia 22 de setembro, das 8h30 às 17h30. Como parte da programação do pré-evento, período que antecede a cerimônia de abertura do XXIV Seminário Nacional, o workshop é dedicado a diferentes aspectos que influenciam desde a estruturação até a operação desses ambientes.

Para isso, os participantes serão divididos em cinco grupos de trabalho para discutir: (I) a evolução do conceito de parque tecnológico, (II) os indicadores para mensurar seu desempenho, (III) os fatores críticos ao sucesso, (IV) o arcabouço legal e (V) as perspectivas de atuação dos parques tecnológicos brasileiros nos próximos 20 anos.

Para enriquecer ainda mais a programação, cada um desses temas será apresentado aos participantes por gestores de grandes parques brasileiros. Entre eles estão Jorge Audy, do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (TecnoPUC), José Eduardo Fiates, do Sapiens Parque, Francisco Saboya, do Porto Digital,  Luís Afonso Bermúdez, um dos idealizadores do Parque de Ciência e Tecnologia da UnB, e Mauricio Guedes, do Parque Tecnológico da UFRJ. Além disso, Antônio Abelém, do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT-Guamá) será o relator das atividades do workshop. O PCT-Guamá é o organizador local do Seminário deste ano.

No fim do workshop, cada grupo terá um tempo determinado para apresentar, em plenária, os temas propostos. Esta atividade do Seminário está dentro da trilha de parques tecnológicos que pode ser vista aqui.

* Foto: Shutterstock