Visita técnica ao PCT Guamá conclui a programação do XXIV Seminário Nacional

visitaA última atividade programada para o XXIV Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas foi realizada nesta sexta-feira, 26 de setembro. Cerca de 130 pessoas participaram da visita técnica ao Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), um dos realizadores locais do evento em Belém (PA).

Durante a visita, os participantes conheceram as instalações e ações desenvolvidas pelo PCT Guamá. “É uma enorme satisfação recebê-los em nosso ambiente de inovação depois de um Seminário tão rico como o que tivemos nesta semana. Aproveito para agradecer, mais uma vez, pela presença de todos”, disse o diretor do PCT Guamá, Antônio Abelém.

Inaugurado em 2010, o PCT Guamá foi implantado por meio de convênio entre Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).  “É o primeiro parque tecnológico em operação na Amazônia e tem o objetivo de contribuir de forma efetiva com a mudança do modelo econômico de nossa região, migrando do modelo extrativista para a chamada economia verde, com forte base tecnológica e inovadora”, explicou Abelém.

Com investimentos de cerca de R$ 80 milhões na implantação, o PCT Guamá elencou cinco áreas como prioritárias para negócios e pesquisas: Biotecnologia, Tecnologia da Informação e Comunicação, Energia, Tecnologia Ambiental e Tecnologia Mineral. “São áreas diretamente relacionadas às vocações regionais, intensivas em conhecimento e inovação, o que colabora também para reter capital intelectual no Pará”, concluiu Abelém.

Além das futuras instalações do Centro de Inovação do Parque, os participantes puderam conhecer instituições de pesquisa sediadas no ambiente, como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon). Também foi visitada a Universitec, agência de inovação da UFPA, que abriga a incubadora de empresas e diversos programas de apoio ao empreendedorismo e à transferência tecnológica.

Saiba mais em www.pctguama.org.br

* Foto: Roberto Ribeiro. Confira a cobertura fotográfica completa aqui.